Reportagem

O XXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE), organizado em conjunto com a Universidade do Algarve, realizou-se de 7 a 10 de Outubro de 2015, no Centro de Congressos Ria Formosa sediado no Real Marina Hotel & SPA, em Olhão. Decorreu de forma excelente, tendo reunido perto de 200 participantes, na grande maioria portugueses mas também com a presença de outras nacionalidades.

Desta forma, foi possível, mais uma vez, fomentar o desenvolvimento da investigação na área da Probabilidade e da Estatística, promover a sua implantação junto da sociedade civil e o intercâmbio científico através do diálogo e colaboração entre os seus participantes.

Outro marco extremamente importante alcançado neste evento, foi a vincada divulgação de Portugal, da região do Algarve, da Universidade do Algarve e, em particular, da cidade de Olhão. 


O programa científico contemplou 4 sessões plenárias, 7 sessões temáticas com 21 comunicações orais, 82 comunicações orais livres e 30 posters. Para as sessões plenárias foram convidados os oradores Luzia Gonçalves, da Universidade Nova de Lisboa, James W. Taylor, da Universidade de Oxford, Manuel Scotto, da Universidade de Lisboa e Peter Müller, da Universidade do Texas, Austin.


No dia 7, o início dos trabalhos foi precedido pelo habitual minicurso do congresso da SPE, este ano, intitulado " Estatística Bayesiana Computacional - uma introdução", e lecionado pela Professora Doutora M. Antónia Amaral Turkman (CEAUL & FCUL) e Prof. Doutor Carlos Daniel Paulino (CEAUL & IST).


A sessão de abertura do congresso decorreu ao fim da tarde, com a presença de Conceição Ribeiro e Clara Cordeiro (comissão organizadora), António Miguel Pina (presidente da Câmara Municipal de Olhão), Maria de Lurdes Cristiano (em representação do Reitor da UAlg e diretora da Faculdade de Ciências e Tecnologia), Maria Eduarda Silva (presidente da SPE), Carlos Daniel Paulino (presidente cessante da SPE) e Carlos Marcelo (representante do Instituto Nacional de Estatística).

Após a sessão de abertura seguiu-se a primeira plenária, intitulada "A Bayesian Feature Allocation Model for Tumor Heterogeneity", proferida por Peter Müller, da Universidade do Texas.

O primeiro dia terminou com a Receção de Boas-Vindas, no Chalé João Lúcio, cortesia da Câmara Municipal de Olhão. O ambiente foi sempre animado, tendo contribuído para isso, o local, a boa disposição dos participantes e as diversas iguarias da região, tudo muito bem confecionado e apresentado pelos alunos da Escola Básica 2,3 Ciclos João da Rosa, de Olhão.


 A importância dos patrocinadores foi diretamente proporcional ao sucesso do congresso, tendo alguns deles marcado presença através dos seus expositores.


No dia 8, a manhã foi preenchida por diferentes sessões de comunicações orais temáticas e livres, uma sessão de posters, e pela segunda sessão plenária, proferida por James W. Taylor, da Universidade de Oxford, e intitulada “Predicting the expected shortfall corresponding to value at risk forecasts produced by quantile models”.

À tarde decorreu a atribuição do Prémio SPE 2015 à aluna do Doutoramento em Ciências - especialidade em Matemática, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, Ana Isabel Borges, com o trabalho “Modelação Conjunta de Dados Longitudinais e de Sobrevivência de Cancro da Mama”. O Prémio SPE é atribuído anualmente e tem por objetivo estimular a atividade de estudo e investigação científica em Probabilidades e Estatística entre os jovens que trabalham nestas áreas.


O 2º dia do congresso terminou com o passeio. Tendo o congresso sido organizado em Olhão, e uma vez que o tempo ajudou, realizou-se um passeio de barco pela ria Formosa. As características ambientais e paisagísticas inerentes à ria conferem-lhe um elevado valor científico, cultural, social e económico que se tem preservado ao longo do tempo. Para além uma visita geral pela ria, efetuaram-se duas paragens; a primeira à ilha da Armona, seguindo-se a ilha do Farol. Apesar das 3 horas de viagem os participantes estiveram sempre muito animados, inspirados pela beleza do local.

No dia 9, decorreu mais uma manhã preenchida por diferentes sessões de comunicações orais temáticas e livres, uma sessão de posters, e Luzia Gonçalves, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa foi a oradora convidada na terceira sessão plenária intitulada "Dados, Ética e Modelos na Saúde Tropical: Constrangimentos e Desafios".

Um dos momentos mais marcantes deste dia do XXII Congresso da SPE foi a atribuição do prémio Carreira SPE à Professora Doutora M. Antónia Amaral Turkman, pela sua obra científica e dedicação ao desenvolvimento e divulgação da Estatística em Portugal.


À noite decorreu o jantar do congresso que juntou todos os participantes e acompanhantes num serão de boa disposição e excelente convívio, animado pelo Rancho Folclórico de Santo Estevão, Tavira.

No dia 10, dia de encerramento do XXII Congresso da SPE, Manuel Scotto, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, falou sobre "O Operador Thinning na Modelação de Séries Temporais de Valores Inteiros", a última sessão plenária, durante mais uma manhã preenchida por diferentes sessões de comunicações temáticas e livres.


A sessão de encerramento do evento decorreu às 13h30, tendo a presidente da SPE tecido grandes elogios à comissão organizadora do congresso pelo excelente trabalho desenvolvido para concretizar o XXII Congresso da SPE. No entanto, estes resultados formidáveis só foram possíveis devido à colaboração de todos.

Obrigada por terem participado e enriquecido o XXII Congresso da SPE com a vossa presença e apoio!

A Comissão Organizadora,

Nelson Antunes, Maria Helena Gonçalves, Clara Cordeiro, Conceição Ribeiro e Carlos Sousa      Faro, Novembro de 2015



 













 

 




Criado com o Mozello - o construtor de site mais fácil de usar do mundo.

 .